Trade Marketing

Trade Marketing é a prática B2B, business-to-business, de empresa para empresa, focada nos canais de distribuição, sejam canais diretos (da indústria e varejo diretamente para o cliente) ou canais indiretos (atacado, broker, distribuidor), e tem como prioridade atender às demandas específicas do shopper no ponto de venda

Conceito de Trade Marketing

O conceito de trade marketing está em constante evolução. Esta pergunta pode ter as respostas mais variadas, pois o trade é o resultado de ações estratégicas que vão ser alinhadas de acordo com as necessidades de sua empresa.

Explicando de forma generalizada, trade marketing é a integração entre os setores do marketing e o de vendas.

Merchandising1

Vamos entender melhor a complexidade de cada setor

ESPECIALISTA – Marca/Consumidor

OBJETIVOS – Maximizar share e lucros das marcas

ATRIBUIÇÕES:

  • Definir objetivo de faturamento, volume e lucro de marca
  • Definir posicionamento e estratégias da marca
  • Definir e controlar investimentos da marca
  • Acompanhar e planejar a participação no mercado
  • Planejar e controlar budget
  • Desenvolver promoções ao consumidor
  • Lançar produtos
  • Gerir comunicação da marca
  • Pesquisar o consumidor e o shopper
  • Analisar dados do mercado

ESPECIALISTA – Canal/Categoria/Shopper

OBJETIVOS – Maximizar performance das categorias e dar suporte aos resultados pretendidos

ATRIBUIÇÕES:

  • Recomendar estratégias e táticas de marketing
  • Gerenciar investimentos nos canais de venda
  • Desenvolver calendários e atividades nos PDVs
  • Avaliar resultados das atividades promocionais
  • Recomendar e analisar performance de vendas
  • Recomendar preços e descontos
  • Coordenar pesquisas de consumidores nas lojas
  • Apresentar análises de mercado para os clientes
  • Desenvolver eventos para criar laços com o shopper e consumidores

ESPECIALISTA – Cliente

OBJETIVOS – Alcançar objetivos traçados pelas conta

ATRIBUIÇÕES:

  • Volume e lucro da conta;
  •  Negociação com clientes;
  • Implementação do Plano de Negócios da conta;
  • Implementação do Plano de Distribuição;
  • Controle de verbas da conta;
  • Coordenação Força de Vendas;
  • Análise de performance da conta.

O que o trade marketing pode oferecer para sua empresa

trade marketing pode ser resumida pelas práticas planejadas e executadas pela indústria com o objetivo aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição